Drenagem

O Brasil é o país do futebol, único pentacampeão do mundo e prestes a sediar uma Copa do Mundo 64 anos após a primeira realizada em nosso país. Dentre os aspectos importantes da infraestrutura necessária ao sucesso do evento, um dos mais importantes é o gramado, que precisa oferecer condições para que o jogo transcorra naturalmente, sem riscos a seus participantes. O grande problema que ocasiona a diminuição da jogabilidade são as poças d’água, ou seja o encharcamento dos gramados ocasionados pelas águas das chuvas. Esse problema é muito comum no Brasil, devido ao clima equatorial tropica,l que é caracterizado por temperaturas elevadas e grande intensidade de chuvas, sendo esta última, muitas das vezes responsáveis por cancelamentos de jogos, causando transtornos a torcida e expectadores e até mesmo atraso nos campeonatos disputados.

Outro problema gerado pelo excesso de água acumulada nos gramados é o dano causado a saúde da grama. Um gramado onde a drenagem do solo é precário inibe o correto desenvolvimento do processo radicular devido a falta de oxigênio do solo, enfraquece a absorção dos nutrientes,  importantes para o desenvolvimento do gramado , dificultando o processode manutenção e aparo da grama.

Para evitar este problema, os campos devem ser munidos de um sistema de drenagem superficial e subsuperficial, sendo que o primeiro tem a finalidade de remover a água que escoa superficialmente pelo gramado, que segundo padrões internacionais da FIFA, devem possuir ao menos 1% de inclinação para as laterais do campo em relação ao centro. A drenagem subsuperficial é a drenagem que ninguém enxerga, pois fica oculta aos olhos dos expectadores, presente embaixo do gramado e do solo de superfície, entretanto é a principal responsável para evitar o encharcamento.

Geralmente em um sistema drenante de campo de futebol são feitas por linhas de trincheiras em formato de espinha de peixe de modo a promover uma maior área de influência. No processo usual, o solo das trincheiras é removido dando espaço a uma porção de brita e tubo perfurado envoltos com manta geotêxtil não tecida. Sobre as trincheiras é previsto uma camada de solo denominada TOP SOIL que tem a função de levar a água até as trincheiras, de maneira rápida e eficaz, além de permitir o desenvolvimento da grama. Devido a este fato, deve-se utilizar um solo com boa permeabilidade e nutrientes orgânicos.

 Existe uma alternativa ao sistema drenante convencional, com um produto de alto desempenho o MacDrain® TD (Trincheira Drenante), produzido pela empresa Maccaferri. Este produto é um geocomposto drenante que conta com toda a facilidade e desempenho do MacDrain®, porém possui em sua extremidade inferior uma bolsa confeccionada em geotêxtil que permite o acoplamento do tubo perfurado . Seu formato, leveza e facilidade executiva são vantagens interessantes quando se deseja rapidez no processo construtivo.

A altura padrão do MacDrain® TD é de 1,00 m permitindo ser instalados em boas inclinações, vencendo grandes distâncias. Além das vantagens descritas, o MacDrain® TD aumenta a eficácia do sistema de drenagem do campo, o que se traduz em remoção da água precipitada e infiltrada no menor tempo possível, permitindo que o jogo se desenvolva sem nenhuma interrupção, ressaltando o espetáculo futebolístico. Nas figuras abaixo pode-se verificar a execução de trincheiras drenantes em campos de futebol com MacDrain® TD.